Avaliação Patrimonial

Saiba o porque é importante realizar uma avaliação patrimonial.

Entenda a importância em realizar uma avaliação patrimonial.

Então, vamos falar sobre a importância de se realizar uma avaliação patrimonial para que se declare corretamente o valor em risco em sua apólice empresarial, caso o valor seja abaixo do valor real os prejuízos podem ser grandes em uma indenização de sinistro.

Avaliação Patrimonial

Trata-se de uma avaliação que é indispensável para as empresas  que estão negociando sua venda  ou as que não sabem o quanto se deve declarar em valor em risco para o seguro empresarial.

A informação do valor em risco em uma apólice empresarial é um dos pontos mais importantes, pois caso o segurado declare uma valor menor do que previsto o segurado participara proporcionalmente ao sinistro.

Nas apólices empresariais possuem uma clausula chamada Clausula de Rateio que é para que as pessoas não declarem valores inferiores apenas para pagar mais barato no seguro empresarial e faz uma declaração com o valor em risco menor do que que a empresa vale.

Poucos corretores comentam sobre a clausula de rateio, mas a seguradora realiza apuração dos valores em risco declarado na apólice através de uma avaliação patrimonial, e quando isso ocorre muitos cliente tem surpresas.

Vamos fazer um cálculo simples.

Se você declara que sua empresa vale 10 milhões na apuração do sinistro é visto que a empresa valia 15 milhões então, você acha que receberá 10 milhões correto? Errado!! Você irá receber apenas 5 milhões, você participara com 50% devido a declaração inexata do valor em risco.

Veja Também

Gestão de Riscos Patrimonial

Avaliação de Riscos e o Seguro Empresarial.

 

É muito comum ver que as empresas declaram o valor em risco considerando a depreciação dos bens, o que está errado, muitos equipamentos estão zerados devido ao ano de utilização, deve-se declara o valor do bem no estado em que ele se encontra.

É como um automóvel, você compra um carro zero KM daqui a 10 anos ele não zera o seu valor, ele possui um valor de mercado para venda ou compra, o que chamamos de depreciação técnica.

Pense o seguinte “se você tiver que vender esse bem hoje quanto ele vale no mercado?” É esse o raciocínio para se declarar o valor em risco.

Se você não quiser desembolsar para realizar uma avaliação patrimonial por uma empresa especializada você deve realizar uma pesquisa de mercado, equipamento por equipamento para ver o quanto aquele equipamento vale e assim realizar uma declaração de valor em risco correto.

A  Seguros Online BR  pode te auxiliar a definir a melhor estratégia para a contratação do seguro empresarial.

Deixe uma resposta