gestão de riscos patrimonial

Gestão de riscos nas empresas um dos assuntos mais importantes e pouco falado

Possuir uma gestão de risco efetiva traz diversos benefícios.

A Gestão de Riscos Patrimonial é uma questão indispensável para qualquer empresa.

Temos observado em diversas empresas em que visitamos, que a grande maioria não possui uma cultura de riscos sendo a gestão de riscos pouco falada, os gestores não vem isso como algo preocupante pois acredita-se que possuindo uma apólice, está seguro, e havendo uma ocorrência(sinistro) a seguradora irá indenizar.

O problema, é que a grande maioria se esquece que o seguro possui franquia, tem perda de produção, perda de lucro e depreciação técnica dos bens, o segurado irá receber o valor de reposição daquele bem no estado em que ele se encontrava e não o valor de novo, o seguro não visa lucro apenas garante a retomada das atividades da empresa mas até que isso ocorra muita coisa aconteceu e muito se perdeu.

Outra coisa muito comum de se ouvir é que a empresa possui AVCB (Avaliação do Corpo de Bombeiros) e que isso já é o suficiente, sendo isso um grande equívoco.
O Corpo de Bombeiro visa apenas salvar vidas e não o patrimônio, já uma Gestão de Riscos Patrimonial visa o salvamento de pessoas e também do patrimônio.

Temos que pensar não somente no salvamento das pessoas mas também no salvamento do patrimônio, pois a perda do patrimônio levará a perda de lucro de empresários e investidores e acima de tudo o emprego das pessoas que ali dependem.

Os gestores precisam entender que um sinistro pode levar tudo a perder em questão de minutos, todo planejamento estratégico de crescimento da empresa pode ir por água a baixo, não se deve pensar somente em números mas também nos riscos.

Então, nós vamos mostrar alguns pontos favoráveis que uma gestão de riscos patrimonial pode trazer para sua empresa.

  • Reduz a Ocorrência de sinistros;
  • Melhora a aceitação do risco nas seguradoras;
  • Reduz custo com seguros;
  • Pode-se transferir menos risco para as seguradoras;
  • Você pode enfatizar isso para o seus clientes e aumentar a produção.

Quando não se tem uma gestão de riscos efetiva as perdas podem ser grandes, então colocamos os pontos desfavoráveis.

  • Alto risco de incêndio;
  • Perda financeira;
  • Mancha a imagem da empresa;
  • Gastos maiores com seguros;
  • Menor aceitação das seguradoras.

O primeiro passo é realizar uma Análise de Risco para ter uma visão ampla dos principais pontos vulneráveis da sua empresa e com base nisso definir um plano de ação e assim realizar uma gestão dos riscos.

Com nosso time de engenharia a Seguros Online BR pode te ajudar a realizar uma análise de risco e a definir uma gestão de riscos.

Agora defina qual o caminho seguir, gerenciar ou não o seu risco.

Seguros Online BR

Deixe uma resposta