perda de dados uma preocupação constantes nas empresas

Saiba quais as principais causas de perda de dados nas empresas

Perda de danos é uma grande preocupação para empresas

Ataque Cibernético tem causado muitas preocupações nas empresas no Brasil e no mundo, um ataque pode resultar em grandes prejuízos principalmente se há roubo de banco de dados, a empresa terá que realizar a notificação e monitoramento dos clientes, terá que contratar um advogado para ter uma orientação, reparar todo seu sistema, poderá sofrer ações judiciais em todas as localidades onde se vendia o seu produto ou serviço.

E-mail falso

Diariamente são espalhados milhões de e-mail Phishing, essa ameaça é uma ameaça muito preocupante para as empresas pois é difícil a empresas monitorar se os funcionários irão abrir ou não esse e-mail malicioso. Caso ocorra a abertura, abrira as portas para o hacker coletar informações e até mesmo invadir o banco de dados da empresa, causando enormes prejuízos.

Extorsão

Dificilmente as empresas conseguem saber se o funcionário que ela contrata possui uma boa conduta, a extorsão pode vim de um funcionário que pode estar descontente com a empresa e queira prejudica-la ou até mesmo já entrar na empresa com segundas intenções, esse criminoso pode pegar informações confidenciais e repassar para um terceiro e com isso extorquir a empresa a pagar uma quantia para não vazar as informações.

Também a extorsão pode partir de um hacker que invade o sistema das empresas e paralisa toda a operação solicitando um resgate para liberar o sistema, como aconteceu em 2017 com o ataque chamado WannaCry. O hacker também pode roubar o banco de dados e pedir uma quantia para não vazar as informações.

Leia Também

Simples dicas que ajudam a dificultar um ataque de hacker
Saiba como se proteger de um ataque cibernético.

Roubo ou perda de Laptops e Smartphones

Perder ou ter um dispositivo roubado contendo informações confidenciais da empresa ou de seus clientes, pode resultar em perdas financeiras. A empresa terá que tomar medidas necessárias para ter a certeza de que os dados que o dispositivo continha não foram vazados, caso isso ocorra pode gerar reclamações e pedido de ressarcimento de clientes, por isso é necessário ter normas de segurança para os dispositivos que ficam em circulação.

Roubo de banco de dados

O banco de dados de uma empresas é o sem dúvida o coração da empresa por isso deve-se cuidar muito bem e também é muito importante realizar uma avaliação de riscos para saber se a segurança de rede está adequada, e também criar normas internas para o uso de computadores e celulares dentro da empresa.

A empresa que tem seu banco de dados roubado pode esperar grandes prejuízos principalmente se há informações de terceiros, os processos judiciais geram grandes custas com advogados e indenizações.

Podemos concluir que são diversas as maneiras que as empresas podem perder seu banco de dados por isso você deve possuir uma boa segurança de rede além de ter um seguro cibernético para minimizar as perdas financeiras, são diversas coberturas que o seguro cibernético possui, você pode conhecer as coberturas clicando aqui.

A Seguros Online BR pode te ajudar a definir a melhor estratégia para a proteção de dados.

Deixe uma resposta